terça-feira, 23 de outubro de 2018

A EQUAÇÃO DO PECADO


Muitas vezes, quando caímos em pecado, procuramos justificar nossos erros dizendo que a tentação foi muito forte. Sim, como a Eva e o Adão, dizemos que fomos tentados e enganados, por isso seguimos um caminho que não faz parte daquilo que somos, queremos, ou pensamos. Ou seja, a tentação provocou em nós o desejo que nos levou a pecar.

Mas, a coisa não é bem assim não. Veja, por exemplo, o que diz o texto de Tiago 1.14-15:
"Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos. Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte."
Isso significa que: quando somos tentados estamos sendo atraídos por algo que, de alguma forma, já existe e está sendo "cultivado" dentro de nós. São os desejos da carne, como diz o texto de Gálatas 5.19-21.  
"As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas." 
Ao contrário do que muitas vezes pensamos, a equação do pecado não é:
        TENTAÇÃO + DESEJO = PECADO
mas sim:
        DESEJO + TENTAÇÃO = PECADO

Por esse motivo devemos estar atentos àquilo que, de alguma forma, aguça os maus desejos que com frequência surgem em nosso intimo e que insistentemente nos atraem para caminhos que sabemos ser contrários ao da Palavra de Deus, pois essa é a semente do pecado em nós (Mt. 5.28, Mt. 26.41 e 1Tm. 6.9-10). 

Particularmente entendo que toda pessoa sabe bem quais são os maus desejos que agem com maior força em sua vida. E, se sabemos, ao invés de alimentarmos devemos lutar com todas força para eliminar esse perigo o mais rápido possível (Cl 3.5), antes que a tentação nos leve ao pecado e antes que esse pecado amadureça e nos leve a morte. (Tg. 1.15). 

Nessa batalha, vale lembrar que: 

 - O Espírito Santo nos convence do pecado, da justiça e do juízo.
    João 16.7-11
 - Além da nossa própria carne, lutamos contra forças espirituais do mal.
   Efésios 5 e 6   /  1 Pedro 5.8
 - A nossa fé é o escudo que nos livra das tentações.
   Efésios 6.16
 - Deus não permite que sejamos tentados além do que podemos suportar.
   1 Coríntios 10.13
 - Quando obedecemos a Deus, o tentador, que é o Diabo, foge de nós.
   Tiago 4.7
 - Jesus também foi tentado, venceu e está do nosso lado nessa batalha. 
    Mateus 4  /  Hebreus 4.15-16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para nós. Diga o que você pensa sobre esse tema.

Translate

Pesquisar este blog