quarta-feira, 14 de março de 2012

JUSTIÇA SOCIAL - O CARÁTER POLÍTICO DO MINISTÉRIO DE JESUS


O texto a seguir faz parte de um trabalho que fiz para o curso de Teologia da FIDELIS. Ele foi baseado em um seminário que participei em 2011 sobre igrejas socialmente relevantes. O palestrante foi o Dr. Johannes Reimer - docente da Universidade da África do Sul, plantador de igrejas, missiólogo e autor de bons livros sobre o tema. (Laudo Leon)


O ano da graça do Senhor
         
Quando leu o capítulo 61 de Isaías na sinagoga, Jesus fez muito mais do que anunciar sua missão neste mundo (Lucas 4.18-19). Ele provocou uma verdadeira revolução. Essa passagem, explica Reimer, está dentro de um bloco de textos proféticos chamados Textos Teológicos de Sião, que falam do reino messiânico e sobre a restauração da glória de Deus sobre a terra.
Acontece que a última parte do texto, que fala sobre “o ano da graça do senhor”, é referente ao ano do jubileu descrito em Levítico 25.  Esse texto diz que a cada 50 anos, os israelitas deveriam promover uma completa restauração social, familiar, econômica, ecológica e de confiança em Deus. Neste caso, por exemplo, as terras que haviam sido compradas deveriam ser restituídas aos seus primeiros donos, os escravos deveriam ser libertados, a terra não poderia ser cultivada e nesse período, todo sustento viria de Deus. 
Alguns estudiosos acreditam que Jesus falou isso provavelmente em um ano de Jubileu, por isso o impacto foi tão grande. Afinal, se esse mandamento fosse cumprido, os “poderosos” daquela época teriam que devolver suas posses aos donos originais e pelo que tudo indica certamente eles não queriam isso. E este teria sido também um dos motivos pelos quais eles tanto perseguiram Jesus.

Ação política de Jesus

Segundo Reimer, se jogarmos o ano do jubileu para dentro dos evangelhos, poderemos observar como o ministério de Jesus teve um caráter político. Suas ações nesse sentido estão expressas em quatro dimensões.
A primeira é a da proclamação. Jesus percorreu a terra anunciando o evangelho da salvação, o evangelho de um Deus justo que ama o mundo, mas odeia o pecado. Ele proclama o Reino de Deus.
Mas além de falar, Jesus também fazia. Suas palavras e ações andavam juntas. Apesar de ser Deus, Ele não veio para ser servido, mas sim para servir, curando doentes, restaurando e transformando vidas, cuidando dos fracos e oprimidos. Essa é a dimensão diaconal da missão de Jesus. 
A terceira dimensão é a da comunhão. De acordo com Reimer, onde Jesus estava havia verdadeira comunhão entre as pessoas. A comunhão de reciprocidade. O próprio grupo de discípulos é prova disso, pois, apesar da grande divergência de características entre eles, Jesus conseguiu fazer desse grupo, um grupo coeso. E tudo isso Jesus conseguia mediante ao diálogo.  
A quarta dimensão é a do louvor a Deus. Em todo lugar que Jesus chegava, Deus se tornava conhecido e era louvado e glorificado pelas pessoas.
          Essas ações de Jesus, esclarece Reimer, tinham como propósito mudar o ambiente das pessoas. “Essa missão era política”, afirma destacando que a verdadeira política se constitui na transformação do meio ambiente das pessoas.  Assim a política que Jesus praticou foi a da construção do reino de Deus.
          Para Reimer, do ponto de vista metodológico, temos essa mesma missão. Somos chamados e desafiados a fazer o que Jesus fez: pregar o senhorio de Deus; ir até as pessoas para servi-las e curar seus doentes; promover a transformação e a reconciliação de vidas; e termos comunhão com as pessoas.
“Temos uma tarefa, de renovar a vida das pessoas, para que elas vejam e glorifiquem a Deus. Porque o seu meio ambiente a sua comunhão mudou. Porque a graça se tornou em Reino de Deus, e o ano da graça do Senhor foi proclamado”, diz Reimer lembrando que toda a criação espera por isso. 

Referência Bibliográfica: Reimer, Johannes. Abraçando o Mundo: teologia de implantação de igrejas relevantes para a sociedade - Curitiba, PR : Editora Esperança, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para nós. Diga o que você pensa sobre esse tema.

Translate

Pesquisar este blog