quinta-feira, 14 de maio de 2015

VOCÊ ENTENDE O QUE ESTÁ CANTANDO?

- O homem sempre teve uma estreita ligação com a música. É difícil alguém não se sentir tocado quando ouve algum um tipo de "som". É por isso que, com frequência, vemos pessoas batendo os pés ou as mãos, balançando a cabeça ou apenas mexendo os dedos para acompanhar uma melodia. 

- Gostamos da batida rítmica, da balada romântica ou da relaxante harmonia. Curtimos Rock, Reggae, Samba, Gospel, Jazz, Pop, Sertanejo, Blues, Bossa Nova e tantos outros estilos. Particularmente não vejo nenhum problema nisso. Eu mesmo sou muito eclético nesse sentido. 

- O problema é que nem sempre paramos para refletir sobre a letra da canção. Não percebemos ou nem sequer entendemos o que ela realmente quer dizer. Mas, por gostarmos do estilo, cantamos alegremente sem ter essa preocupação. 

- E assim, acabamos por concordar com pensamentos dos quais deveríamos discordar. Acabamos defendendo e incentivando práticas que não condizem com aquilo que a Bíblia nos ensina. Cantamos o adultério, o uso de drogas, a mentira, o engano, a corrupção, a promiscuidade e tantas outras coisas mais. 

- Não estou dizendo que devemos demonizar tudo, como alguns fazem. Mas também não podemos aceitar tudo o que nos é apresentado sem fazermos uma avaliação daquilo que estamos recebendo. 

- Algumas letras são diretas e falam abertamente dessas coisas. Dessas nós até conseguimos "desviar". Mas outras são sutis em suas intenções ou até apresentam verdades gerais que acabam confundindo as coisas e nos desviando do seu sentido original, que é de pura maldade.  

- Acho que para evitarmos essa contaminação que nos conforma com o mundo, precisamos criar um filtro que nos impeça de consumir certas impurezas que contaminam nossa vida espiritual e nos afastam de Deus.  

- Pensei em colocar alguns exemplos aqui, mas acho que isso deve ser feito particularmente. Cada um de nós deve avaliar aquilo que está na nossa frente.

- O que sugiro então, é que você mesmo pegue a letra das músicas que gosta e comece a refletir sobre a letra. Tente interpretar o que ela diz, compare as estrofes, observe se existe algo que lhe pareça estranho.

- Compare o sentido da letra com o ensino bíblico. Peça ajuda a alguém se for o caso e, não se esqueça de orar pedindo a Deus sabedoria e discernimento sobre o que você está fazendo. 
         
“Senhor dá-me compreensão para entender o que canto, o que leio, o que ouço; dá-me entendimento e discernimento sobre tudo o que faço; dá-me sabedoria para interpretar corretamente coisas que não são claras; dá-me mais do Teu Espírito Santo para que eu possa viver cada dia conforme a Tua vontade”.

Laudo Leon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para nós. Diga o que você pensa sobre esse tema.

Translate

Pesquisar este blog