terça-feira, 26 de maio de 2015

COMO SABER O QUE É CERTO ou ERRADO?

O entendimento sobre o certo e o errado é muito diferente entre as tribos, culturas e nações espalhadas pela Terra.

Conceitos relacionados à honestidade, verdade, mentira, amor, família, dinheiro, caráter, sexualidade, justiça social, trabalho, corrupção, estudo, saúde e tantos outros, ganham valores, pesos e medidas diferentes em cada lugar.

E é interessante observar que de tempos em tempos o posicionamento a respeito de um determinado assunto pode mudar completamente. O que antes era entendido como errado passa ser certo e o que era certo passa a ser errado.

Nessas idas e vindas, o ser humano tende a considerar como certo aquilo que a maioria entende como certo e a julgar como errado o que a maioria entende como errado.

Mas para quem diz ser cristão, fica a pergunta:

“Se o contexto de mundo em que estou inserido considera um determinado comportamento como correto, isso significa que eu posso adotar essa pratica para a minha vida?”

TUDO ME É LÍCITO

Na carta de 1º Coríntios o apóstolo Paulo trata de um assunto controverso na igreja local.

Considerando o contexto liberal da sociedade coríntia em relação a pratica sexual (tudo, mas tudo mesmo era permitido), alguns irmãos passaram a defender certas ideias sobre o certo e o errado, para que também pudessem viver essa mesma “liberdade”.

O movimento ganhou força quando criou o seguinte argumento: 

“Se não existem restrições quanto à alimentação, que é um dos apetites do corpo, também não deve haver restrições quanto a pratica sexual, pois a mesma também é uma necessidade, ou, um apetite do corpo.”

E o pior é que essa argumentação tinha como base um ensino de Paulo contra a prática do legalismo e a favor da liberdade de entendimento – como os que podemos encontrar em Romanos 14 e Colossenses 2.

Nesses textos, Paulo afirma que ninguém deve fazer e impor leis sobre isso ou aquilo, sobre o que os cristãos devem ou não devem comer ou beber.


MAS NEM TUDO ME CONVÉM

Mas ao saber da história, Paulo tratou de esclarecer a situação o mais rápido possível. No capítulo 6.12-20, ele explica porque nem todas as coisas podem ser praticadas e porque devemos manter a pureza sexual. Afirma que não podemos usar uma coisa lícita para o corpo (alimento), como desculpa para praticar uma coisa que espiritualmente não é correta (sexo livre).

Ele enfatiza também que não podemos transformar a nossa liberdade do legalismo em uma prisão do pecado, e ressalta que o nosso corpo não é algo descartável (como a filosofia grega da época afirmava ser), mas ao contrário ele pertence a Deus e não foi feito para a impureza.

É bom lembrar que nesse texto, quando fala de corpo, Paulo não está se referindo só ao físico, a questão vai muito além. Deus nos criou como seres completos em corpo, alma e espírito, e não há como separar um do outro. O que você faz com o seu corpo, afeta também o seu espírito.

Nessa linha de pensamento o apóstolo pergunta aos irmãos de Corinto se eles esqueceram que seus corpos pertenciam a ao corpo de Cristo e diz: “seria correto tomar o corpo de Cristo para fazer dele o corpo de uma prostituta?”. Paulo mostra que essa atitude é inadmissível para quem diz ser cristão, pois este, ao manter um relacionamento sexual promíscuo, está se tornando também uma pessoa promíscua.


EXCLUSIVOS PARA DEUS

Ou seja, se não há distinção de corpo, alma e espírito, isso significa que o relacionamento sexual não é somente físico, como muitos querem fazer parecer, mas trata-se de uma união completa entre duas pessoas (os dois se tornam uma só carne - v16 e Gn 2.24).

Mas veja que em nenhum momento Paulo está condenando ou reprimindo o ato sexual, pois este, no casamento, é uma bênção de Deus (Gn 2.24). O que ele está afirmando é que qualquer relacionamento ilícito, ou seja, fora do casamento, fora dos propósitos de Deus, (mesmo com o consentimento entre as partes), deve ser totalmente descartado.

E tem mais, pra piorar a situação, a prática do sexo livre (que as novelas e a mídia consideram como boas e normais) consiste na profanação do templo do Espírito Santo, que é o nosso corpo. E este templo foi comprado por um preço muito alto, pago por Cristo na cruz.

Por isso Paulo afirma que devemos fugir de toda e qualquer pratica sexual ilícita. Observe que a palavra usada não é resistir, ou lutar, mas sim fugir, fugir mesmo, literalmente fugir da imoralidade. 

Finalizando o texto do apóstolo apresenta uma conclusão lógica da situação, estabelecendo que: os coríntios teriam que abandonar imediatamente a prática pecaminosa que estavam vivendo e usarem seus corpos única e exclusivamente para a glória de Deus.

         
NÃO PERCA O FOCO

De fato, os irmãos da igreja de Corinto pecaram porque trocaram a verdade do evangelho por uma série de “sabedorias humanas” vindas dos gregos e dos romanos. Mas a mensagem de Paulo mostrou claramente que em relação às coisas espirituais, esse tipo de sabedoria é falha, é inútil, leva ao erro, promove confusão, desvia do caminho – é, portanto, de origem diabólica.

Por isso não devemos procurar nela justificativas que tornem nossos pecados em práticas aceitáveis. Quem procurar, certamente vai encontrar, mas, por favor, não faça isso. Não tente disfarçar ou criar argumentos para o seu pecado, seja ele qual for.

Não é porque hoje vivemos em um país ou em um mundo liberal cheio de argumentações que justificam como certo aquilo que a Bíblia diz que é errado, cheio de um tipo aceitável e praticável de corrupção, prostituição, mentira, falsidade, falta de amor, inveja, idolatria, feitiçarias e de tantas outras coisas semelhantes, que nós podemos fazer o mesmo.

A Bíblia diz que no fim dos tempos as pessoas procurariam líderes que fariam ou diriam aquilo que elas queriam ouvir. 

Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas.” (2 Tm 4.3-4).

Isso realmente está acontecendo. Tem muito “pastor” por ai pregando favoravelmente pelo pecado, e usando a própria Bíblia para isso. E assim como aconteceu com os coríntios, se perdemos a visão do evangelho de Cristo, se negarmos ou desmerecermos o sacrifício da cruz, se tirarmos Jesus do centro da nossa vida, corremos o risco de sermos enganados ou de nos enganarmos.

Mas que não seja assim com nenhum de nós. Não despreze o sacrifício que Jesus fez por você na cruz. Que nossos pensamentos sejam norteados pela Palavra. Que o Espírito Santo seja sempre o nosso guia. Que Cristo seja o centro da nossa vida. Que o nosso foco seja sempre Jesus. Que a nossa adoração seja sempre e somente para Deus.


Um grande abraço a todos


Laudo Leon

“Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” (Rm 12.2).   
“Porque, se vocês viverem de acordo com a natureza humana, vocês morrerão espiritualmente; mas, se pelo Espírito de Deus vocês matarem as suas ações pecaminosas, vocês viverão espiritualmente.” (Rm 8.13).
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para nós. Diga o que você pensa sobre esse tema.

Translate

Pesquisar este blog